sábado, 8 de junho de 2013

Praça 8 de Maio / Coimbra

Praça 8 de Maio
Este rossio, actualmente intitulado por Praça Oito de Maio teve várias denominações de origem popular até ao século XIX. Apelidou-se de “Terreiro de Santa Cruz”, “Sansão”, “Terreiro de Sansão”, “Praça de Sansão” e “Largo de Sansão”. O topónimo “Sansão” advém da existência de um chafariz com esse nome que continha a estátua de Sansão ao centro, (colocada em 1592), localizado mais ou menos em frente à parte norte do mosteiro de Santa Cruz e mandado construir pelo 19º prior do Mosteiro, D. Afonso Martins.
Em 1838, procedeu-se à demolição do chafariz por este apresentar um avançado estado de degradação e construiu-se no mesmo ano, um novo, de duas bicas na frontaria do edifício do lado norte da Igreja de Santa Cruz que se manteve até 1876, ano da edificação dos novos Paços Municipais.
D. Afonso Martins ordenou também o alargamento e alinhamento deste rossio (1392-1414), para aí se realizarem as Festas do Cavalo e os jogos de Canas e Alcanzias (antigos jogos portugueses executados por homens a cavalo).
Em 1874, nas comemorações do aniversário da entrada das forças liberais do Duque da Terceira na cidade de Coimbra em 8 de Maio de 1834, este rossio passou a ser apelidado oficialmente de “Praça Oito de Maio” por ter sido este o espaço onde as forças do referido exército desfilaram. Foi também nesta praça que funcionou o primeiro teatro público da cidade, fundado em 1835.
















1 comentário:

  1. Até o céu é diferente. Um olhar pela cidade que eu adoro e sinto saudade quando não estou lá. Abraço

    ResponderEliminar