sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Exterior do Mosteiro de Lorvão / Penacova / Coimbra

O Mosteiro de Santa Maria de Lorvão ou simplesmente Mosteiro de Lorvão localiza-se na freguesia de Lorvão, concelho de Penacova, distrito de Coimbra, em Portugal.
Embora a época da fundação do mosteiro tenha sido aventada ao século VI, a data mais provável dessa fundação será na sequência da primeira reconquista cristã de Coimbra, em 878.
No século X a sua importância era já considerável, estatuto que manteve ao longo de toda a Idade Média.
Após ter pertencido à Ordem de São Bento, o mosteiro transitou para a Ordem de Cister, por imposição de Sancho I de Portugal e também por envolvimento do Papa Inocêncio III, em 1211.
No século XX, já em adiantado estado de degradação, por iniciativa do professor Fernando Baeta Bissaia Barreto Rosa foi requalificado como hospital psiquiátrico. Esta adaptação pode ser estudada através de fontes documentais, bibliográficas e fotográficas existentes no Centro de Documentação Bissaya Barreto em Coimbra, onde existe também um livro de notas do século XVIII.























5 comentários:

  1. Um monumento carregado de História. Eu não o conheço. Espero que seja preservado, o que nestes tempos de penúria deve ser complicado. Infelizmente há tantos exemplos da incúria das entidades deste país...

    Um abraço

    joão

    ResponderEliminar
  2. Um monumento digno de ser visitado....

    ResponderEliminar
  3. João,
    Pode Visitar à vontade
    Pois o Mosteiro está aberto ao publico
    todos os dias da 9 às 17 horas
    excepto às segundas-ferias (folgas dos monumentos e museus)
    Estão a fazer o novo museu.
    Vá visitar o Mosteiro que não se vai arrepender.

    Abraço
    Sérgio

    ResponderEliminar