sexta-feira, 23 de março de 2012

Ruínas dos Fornos de Cal Branca / Vila Nova de Poiares

Fornos de cozer Cal branca nas Medas em Vila Nova de Poiares fecharam já passaram 40 anos ou mais e hoje o que se vê... são estas ruínas.




















Fornos da Cal
A produção de cal foi, durante muitos anos, uma das fontes de riqueza das povoações do concelho de Vila Nova de Poiares. 
Na freguesia de São Miguel de Poiares pode ainda encontrar alguns dos fornos em que se cozia a cal que, depois, era usada na construção civil e na agricultura. Pelo seu formato e pelo engenho com que eram concebidos. 
Estes são pontos de paragem obrigatória

2 comentários:

  1. O paspalho do presidente da câmara não se preocupa com este estado de coisas? É lamentavel. Um individuo que andou descalço e com um saco de serapilheira às costas, ja não se lembrara disto, quando ficava embasbacado a olhar para aquelas tecnologias?

    ResponderEliminar
  2. DEVE DE SE LEMBRAR E BEM ATÉ PORQUE ELE É MAIS VELHO DO QUE EU, ERA DA TERRA E COMO EU QUE NA ALTURA ERA MIÚDA CRESCI A VER ESTES FORNOS EM FUNCIONAMENTO, MAS PARECE-ME QUE ESTE SENHOR TUDO O QUE É PASSADO NÃO DEVE EXISTIR NA LISTA DO SEU VOCABULÁRIO. É O NÃO TE RALES DEITA A BAIXO OU DEIXA ENTRAR EM RUÍNA PORQUE NÃO INTERESSA , JÁ É VELHO. DEVE DE LHE TER DADO UMA BRANCA E ESQUECEU-SE. PARA ESTE SENHOR E COMPANHIA A CULTURA NÃO DEVE DE CONTAR, OS MAIS NOVOS NÃO PRECISAM DE SABER COMO ERA NO ANTIGAMENTE.

    ResponderEliminar